“QUERO SER O MELHOR PREFEITO QUE PÁDUA JÁ TEVE”

Posted on
  • quarta-feira, 21 de novembro de 2012
  • by
  • Gazeta do Noroeste
  • in
  • Marcadores: , , , ,
  • EM SUA PRIMEIRA ENTREVISTA COMO PREFEITO ELEITO CEDIDA À 104 FM, JOSIAS QUINTAL DIZ QUE HONRARÁ O VOTO DO POVO PADUANO
    Em aguardada entrevista a cidade se cala para ouvir a voz do homem que promete trazer a Pádua tempos de alegria
    No último dia 25 de outubro, aconteceu nas dependências da rádio 104 FM a primeira entrevista concedida pelo prefeito eleito de Pádua, Josias Quintal após sua vitória na última eleição, na ocasião,Quintal esteve respondendoas perguntas do radialista eentrevistador Marco Antônio Leque que iniciou a transmissão de seu programa, RodaViva com trechos da reportagemdo Jornal Gazeta do Noroeste sobre a vitória de Josias publicada na edição 628, o futuro prefeito que esteve acompanhado de seu vice o pastor Otoni Farias, havia acabado de chegar de uma viagem a capital onde se
    reuniu com deputados dentre outras autoridades políticas. A entrevista de pouco mais de uma hora e meia foi ao ar no meio da tarde de uma quinta-feira e teve pico de audiência em toda cidade, fazendo com que centenas de lares e todo o comércio ficassem atentos ao que o prefeito eleito tinha a dizer. Confira a transcrição dos trechos da entrevista a seguir, ou então escute na íntegra em nosso site: www.gazetanoroeste. b l o g s p o t . c o m . b r
    Leque: Qual é a mensagem que você mandaria ao povo paduano neste momento?  
    Josias: Eu não posso esconder minha alegria, ser o prefeito da minha cidade é o meu maior sonho na vida política e profissional. Vamos com certeza ter um período de governo com muita transparência, pretendo contribuir pra que Pádua seja uma cidade onde impere a alegria, o respeito às pessoas vamos levar o progresso e a justiça social para resgatar aauto-estima dos cidadãos.  
    Leque: Em que momento da campanha você teve a certeza que venceria?
    Josias: Esta certeza veio ocorrendo mais ou menos na metade da campanha, antes havia muita dúvida, o poder político e econômico do adversário era algo desafiador. Porém a minha fé estava voltada nos sentimento e na vontade de mudança da população, que precisou ser despertado para nossa vitória.
    Leque: A atual administração não tinha um plano B, aliás um plano D de derrota, pois bastou perder a eleição para que houvesse cortes de serviços e demissão em massa de trabalhadores braçais. Como lidar com esse cenário onde muitas pessoas se encontram apreensivas?
    Josias: Eu lamento que tenha havido tantas demissões, mas é uma decisão do prefeito e ele deve ter seus motivos. O que é certo é que o prefeito tem tomado atitudes coerentes com relação a transição, porém não desperdiçarei nenhuma palavra colocada por mim em minha campanha, com certeza absoluta não será uma transição de compadres, se necessário haverá uma auditoria. 
    Leque: Sua chapa obteve uma votação expressiva, o que deixa claro que a população quer um governo que sirva o povo paduano, de combate a corrupção e a servidores fantasmas, o que pode ser dito para as pessoas que nutrem a esperança de ver a política paduana moralmente limpa?  
    Josias: Eu prometo honrar o voto de confiança que Pádua me deu. Disse isso durante a minha campanha aos eleitores e irei cumprir, será essa a nossa conduta, tanto pra mim que servirei de exemplo, bem como todo meu secretariado e outros escalões dos servidores públicos de minha gestão. Farei isso através da transparência, a prefeitura de Pádua é a prefeitura do povo de Pádua e por isso a população tem o direito de conhecê-la em todas as suas esferas, se há uma caixa preta, que seja aberta e exposta, se há funcionários fantasmas, que tenham seus nomes divulgados e que sejam demitidos exemplarmente. Se isso existe de fato, acredito que o prefeito se adiantará em faze-lô, pois em minha gestão isso não será admitido.  
    Leque: Qual será a política pública a ser implementada para este setor tão importante de nossa economia?
    Josias: A cidade de Pádua haverá de reconhecer de uma maneira clara o valor desses homens, que com seus braços fortes, suas mão calejadas, transformam esse bem natural em riqueza fortalecendo a economia de nossa cidade. Vamos criar uma secretaria especial para essa área, vamos ceder todo nosso apoio a essa classe trabalhadora e o prefeito estará à frente da causa deles.
    Leque: Na campanha que o senhor fez na Internet, em um dos vídeos diz que a cidade precisava de um choque de saúde e a médio prazo até mesmo de uma faculdade de medicina, o que será feito nessa área? 
    Josias: Durante as caminhadas durante a campanha pelas cantos da cidade, tive contato com uma realidade muito diferente da que vemos aqui no centro, vi que a saúde paduana é carente em várias competências, vamos começar com os recursos básicos para atender as demandas da população, iremos acabar com as filas que se estendem durante a madrugada, tenho a palavra de um empresário de que poderemos instalar na cidade uma faculdade de medicina, transformando o hospital em uma instituição universitária, ampliando assim a capacidade de atendimento. Vamos implantar um posto de saúde com uma ambulância 24 horas por dia em cada distrito. Irei pedir muito aos vereadores para evitar a politização da saúde pública, pois não iremos permitir essa atitude em minha gestão.  
    Leque: Vazou a população que há uma acordo entre os vereadores que farão oposição a sua gestão caso não haja um acordo que os previlegiem de alguma forma. Como o senhor lidará com esse tipo de abordagem em sua gestão?
    Josias: Quero aproveitar e falar de uma maneira muito clara e sincera, o orçamento do ano que vem está sendo votado, e até agora não tive nenhuma proposta indecorosa por parte de nenhum vereador, pelo contrário, o que vi neles é uma consciência de que o povo quer mudança e com exceção de um ou outro que preferem dificultar, todos em sua maioria estão com boa vontade para colaborar, mas isso é algo comum na política, minha gestão não terá unanimidade na câmara e acredito que isso seja algo positivo, o governo Nando comentava sempre que em sua gestão havia unanimidade. A unanimidade é burra. Não acho interessante uma câmara de vereadores onde há unanimidade, a oposição é saudável, O vereador existe para legislar e fiscalizar, e os prefeitos precisam ser fiscalizados mesmo.
    Leque: Trânsito caótico e guarda municipal que precisa ser legalizada, o que fazer ?  
    Josias: Sofri demais na campanha por conta de boatos que dizam que eu mandava prender motos, na reta final chegaram a dizer que eu mandaria emplacar bicicletas. Vou precisar me policiar demais para não passar a imagem de um prefeito repressor, mas o município esta crescendo e nós precisamos organizar isso tudo, sendo assim como manda a legislação iremos criar umaguarda municipal, o código de trânsito brasileiro em vigor diz que boa parte das infrações de trânsito são da competência dos municípios, portanto vamos encontrar um meio de tomar conta do trânsito.
    Leque: Lazer e esporte quais serão as ações de sua gestão nestas áreas? 
    Josias: O primeiro elefante que vi na minha vida foi um de madeira que se tratava de um carro alegórico de uma das escolas de samba que havia em Pádua. Quero ver minha cidade alegre, pra isso iremos resgatar o carnaval de outros tempos. Há quem diga que seria melhor trazê-lo para o centro novamente, precisamos ver essa questão se o povo realmente quiser traremos o carnaval para o centro da cidade novamente. Tenho vontade decriar em Ibitiguaçu um clube de alpinismo e isso tipo de ação fomenta a economia local, o trecho do rio de Paraoquena a Pádua precisa ser melhor aproveitado para canoagem e rafting. A vida precisa de movimento e nos iremos nos movimentar para realizar essas melhorias.
    Leque: Através da atuação brilhante do técnico Peixinho e sua equipe, o paduano disputará a série B do Brasileiro, entretanto me parece que dessa vez será necessário um investimento maior para que o clube dispute essa competição, talvez até a parceria com uma grande empresa para somar com os esforços públicos e do comércio local...
    Josias: Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar não somente a equipe técnica que levou o Paduano a esta classificação, mas também aos jogadores, mas por outro lado devo lamentar o fato desta conquista ter sido explorada politicamente, havia uma mistura de política com desporto. Vou começar a analisar essa questão a partir de janeiro, mas me parece que o clube já não vai tão bem, já houve uma mudança de diretoria, os recursos já estão escassos, então o clube começará um campeonato com pouca estrutura, portanto eu preciso que os torcedores e a população acompanhem a situação atual para que um possível fracasso não seja atribuída a mim. A prefeitura prestará toda a ajuda possível, mas não poderemos tirar dinheiro da saúde para aplicar no esporte, por exemplo.  
    Leque: Turismo, Indústria e Comércio, são exemplos de secretarias que existiam, porém não funciona- -vam qual o plano de governo para essas pastas? 
    Josias: Nossa política será focada em resultados, vamos escolher um secretariado preparado para trazer para a área ocupada o melhor resultado possível. Vamos criar um conselho consultivo, onde empreendedores de sucesso formarão um conselho municipal para que possamos projetar a cidade para os próximos anos, trazendo resultados imediatos.  
    Leque: O que fazer com a questão do defasado salário dos professores municipais ?
    Josias: É vergonhoso que professores paduanos recebam menos que profissionais de outras cidades, entretanto eu não sei como encontrarei o orçamento da educação, qual seria a margem para garantir o aumento salarial, é importante que sejamos transparentes em nossas ações. Vamos demonstrar ao povo o que podemos fazer. O que for passível de aumento para os servidores públicos, nós faremos. 
    Leque: O senhor talvez seja o maior político da história de Pádua, Coronel da PM, secretário de segurança Pública do Estado, Deputado Federal e agora prefeito da cidade, se vivos o que seus pais diriam ao senhor nesse momento?
    Josias: “Seja justo, seja correto, seja bom de coração, seja responsável e faça o melhor para o povo de Pádua.” E é o que eu pretendo fazer, eu quero ser o melhor prefeito que Pádua já teve, quero sair e deixar uma cidade melhor do que no momento quando entrei. Vamos governar juntos da população.  
    Leque: O senhor já conviveu na alta esfera, com pessoas famosas enquanto ocupava cargos importantes na sua carreira que num segundo momento quando esteve afastado do poder vieram a se afastar de ti, o que o senhor por nos dizer dessas experiências vividas?
    Josias: Nenhuma atividade humana ensina mais que a política, com política e poder podemos conhecer a fundo a natureza humana, mas acredito que cada um define seus caminhos, aqueles que porventura vieram a errar a gente compreende, isso não deixa em mim nenhum ressentimento, entretanto, já que o assunto foi mencionado, eu gostaria de registrar que eu passei as maiores humilhações da minha vida aqui na minha cidade, rádio, jornal, a serviço de um grupo criminoso, a serviço de assassinos, me colocaram em um momento de grande constrangimento que me obrigou a procurar a justiça para reagir a um verdadeiro massacre. Mas sobrevivi a isso também, assim como ao atentando que sofri no dia 25 de junho de 2009, quando esse sistema decidiu pela minha morte, e graças à providência divina pude escapar com vida, mas tudo bem, o povo a tudo assistiu, a tudo testemunhou e conhece. Sabe discernir muito bem os fatos, consegui na justiça condenação para todas as pessoas e orgãos que vieram a me ofender. Encerrando a entrevista Marco Antônio Leque concedeu a palavra ao vice de Josias, o pastor Otoni Farias que acompanhava no mesmo estúdio. “Nós viemos para servir o povo de Pádua, este povo está de parabéns,
    pois deixaram Deus agir, fazendo com que nós pudéssemos realizar essa mudança tão esperada. Para que nós possamos usar um critério justo nessa administração, devemos nos apegar a lei, nós não podemos emitir os nossos pareceres sem consultálas, para que possamos chegar bem ao final de nossa gestão nesse município. Tenho a certeza que a mesma Inteligência coletiva que nos elegeu, também ajudará em nossa gestão. Gostaria que essas palavras e as do Josias, viessem a abençoar todos os nossos ouvintes, fica aqui meu muito obrigado!” E assim se despediu o Farias. Ao se despedir Josias Quintal se mostrou mais uma vez grato. “Quero agradecer aos proprietários da rádio, a Família Mansur, pois mesmo nos momentos de maior humilhação em que me encontrava, essas portas sempre estiveram abertas para mim. Havia um grande churrasco a ser realizado na Cidade Nova programado para comemoração da vitória, mas fomos conscientes, diante de tantas demissões cancelamos e deixamos pra comemorar mais adiante, irei olhar com atenção a questão dessas demissões, como disse, o nosso cobertor é curto, mas iremos abrigar principalmente os cargos menores os quais seus ocupantes necessitam para sua sobrevivência. Eu agradeço a juventude paduana que acreditou em minha proposta e eu tenho isso muito vivo em minha memória, para honrar esses votos e mostrar a todos que o povo de Pádua são os verdadeiros donos da prefeitura de Pádua. Deus haverá de continuar nos dando sua proteção, vamos enfrentar cada problema, cada dificuldade com destemor, com sabedoria para que a cidade possa respirar novos ares, eu quero alegria na cidade! Cada paduano pode se sentir o prefeito, todos poderão estar juntos a mim para me ajudarem a governar a nossa cidade.

    0 comentários:

    Postar um comentário