APERIBÉ REINAUGURA MODERNA BIBLIOTECA MUNICIPAL QUE PRESTA HOMENAGEM A PROFº. JUNITO DE SOUZA BRANDÃO

Posted on
  • sábado, 17 de novembro de 2012
  • by
  • Gazeta do Noroeste
  • in
  • Marcadores: ,
  • DENTRE OS PLANOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESTÁ O DE MONTAR A MAIOR BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO PARA ESTUDANTES DA CIDADE
    O prefeito do município e o sobrinho do homenageado Adalto Eccard
    descobrem a placa de inauguração
       Na sexta-feira, 26 de outubro, foi reinaugurada a Biblioteca Municipal Professor Junito de Souza Brandão no Centro Administrativo e Cultural Oliveiros Pereira da Silva. O evento contou com as presenças do prefeito Drº. Flávio e seu vice Adimilson, dentre outras autoridades locais. A ocasião contou com a apresentação da Banda Marcial, de um Grupo de Capoeira formada por crianças do sistema público de educação e do grupo afro Caras da Rua de Miracema. 
        A biblioteca conta com um acervo renovado de leitura, assinatura de revistas e periódicos, com um espaço dedicado somente à leitura infantil e infanto-juvenil, teatro de fantoches, internet para pesquisa, espaço para assistir a diferentes documentários e filmes em data show, aos finais de semana no projeto “Cine Pensar”, que após a exibição incentiva o debate sobre a temática apresentada pelo filme. Para o presidente da Casa da Cultura e Museu de Aperibé, Marcelo da Cunha Hungria, o projeto de reinauguração da biblioteca envolveu toda a comunidade que doou livros ao passo que pintores da terra doaram suas telas para exposição permanente. “Isso tem um sentido ainda mais profundo, porque fortalece o sentido do pertencimento. A biblioteca não é da prefeitura, mas sim de toda a comunidade, porque foi construída por todos. A ideia do coletivo, do comunitário, ajuda a divulgar a instituição, assim como foi pensado e realizado o projeto que deu origem à Casa da Cultura e Museu de Aperibé,” frisou. 
         Segundo a secretária de Educação e Cultura de Aperibé, Cássia Rosane Amim Pontes, que fez questão de destacar o empenho de Marcelo Hungria em fazer um excelente trabalho à frente da cultura no município. “Temos a consciência que não damos a atenção necessária e merecida que a área merece. Parabenizo o Marcelo e digo que todo município do Estado do Rio de Janeiro tinha que ter uma pessoa assim,” declarou. 
         De acordo com prefeito Dr. Flávio Gomes infelizmente o livro não é acessível a todos os brasileiros no país deveria ser mais barato comprar um livro, mas infelizmente não é. Desta forma teria o conhecimento ao seu alcance de muitos. “Eu quero lançar um desafio para Aperibé. Primeiro que os estudantes do primeiro ano das faculdades entreguem em fevereiro a lista de livros que irão utilizar no ano letivo, porque iremos comprá-los. Quando passarem para o segundo ano, iremos comprar também. Vamos montar nesta biblioteca o maior acervo de livros para os universitários, livros técnicos, livros que irão baratear o custeio dos estudantes. Já damos o transporte, mas ainda iremos fazer outra ação que será a criação do lanche social, que será uma ajuda de custo para os estudantes que não tem como custear um lanche durante o período letivo. Então com essa iniciativa vamos ajudar àqueles alunos que necessitam de uma ajuda financeira dar a possibilidade de fazer um lanche na instituição de ensino. Porque muitos saem do trabalho direto para a faculdade e não tem tempo de se alimentar antes de ir para os estudos e não lancham na instituição, porque não tem condições financeiras, mas vamos mudar isso. Então nossos estudantes terão o transporte, os livros e também o lanche. Agora é estudar para ser um cidadão de bem com conhecimento e engrandecer cada vez mais a nossa sociedade,” argumentou. 
         O vice-prefeito Adimilson Jorge Bom falou da alegria da reinauguração da biblioteca municipal. “Temos que sempre melhorar a nossa biblioteca, a minha esposa é apaixonada em livros e quando vejo isso aqui é uma alegria e uma vitória para todos nós a renovação de um espaço tão importante,” declarou sua afeição pelas letras, Jorge Bom.

    0 comentários:

    Postar um comentário