ITAOCARA ELEGE O PRIMEIRO PREFEITO DO PSOL NO PAÍS

Posted on
  • quinta-feira, 25 de outubro de 2012
  • by
  • Gazeta do Noroeste
  • in
  • Marcadores: ,
  • Ex-cortador de cana entra para a história de seu partido

            Com 6.796 votos válidos, Itaocara entra para a história do cenário político nacional ao eleger o excortador de cana de 48 anos Gelsimar Gonzaga como primeiro chefe de executivo do partido Socialismo e Liberdade (PSOL) No País. 
                  Gonzaga, obteve 44,26% dos votos válidos, superando candidatos do PMDB (31,94%), do PR (11,53%), do PP (9,82%) e do PT (2,45%), chegando a surpreender até mesmo a direção nacional de seu partido que achava pouco provável uma vitória na cidade.
            Até chegar a prefeitura de Itaocara, Gonzaga percorreu um longo caminho na vida política, ao deixar o corte da cana, tornou-se dirigente sindical nos anos 80 vindo a ajudar na fundação tanto do PT quanto de seu dissidente PSOL em 2005, tentou se eleger vereador por três oportunidades diferentes, prefeito duas vezes e deputado estadual uma vez, não vencendo em nenhuma dessas ocasiões. 
             Em 2010 ao se candidatar novamente ao cargo de Deputado Estadual, foi o terceiro mais votado do partido em todo o Estado, ficando atrás apenas de Marcelo Freixo e Janira Rocha, vindo a se tornar na ocasião suplente dos deputados do Psol na Assembléia Legislativa. 
            Conhecido nacionalmente por sua integridade ético-filosófica, o Psol vem se destacando no mar de lama em que a política nacional tem se sujado, ao eleger Gelsimar Gonzaga como prefeito de sua cidade, a população itaocarense deixa claro através do voto o que espera do novo prefeito que terá pela frente a árdua tarefa de governar com 11 opositores dos 12 eleitos para a Câmara Municipal da mesma cidade.

    0 comentários:

    Postar um comentário